terça-feira, 5 de maio de 2009

Saúde Pública

Hoje assistindo determinado noticiário, me deparei com a indignação da população com a qualidade de nossa saúde pública. A emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre foi fechada por estar trabalhando muito acima de sua capacidade. O grande dilema é que culpam-se os profissionais de saúde quando na verdade é nossa administração pública que não está cumprindo seu papel. Nossos médicos tem que usar métodos utilizados em campos de batalha, escolhendo os casos mais urgentes e dentre eles quais com maior probabilidade de sobrevivência.

Temos direito a um serviço de saúde pública de qualidade e que cubra todos os procedimentos sem termos que recorrer à justiça. Procedimentos já há muito ultrapassados, mais invasivos e agressivos ,são utilizados ainda pelo SUS por custarem menos. Nossos médicos recebem o menor valor por consulta pago no mercado tendo que atender filas imensas de pessoas que dependem muitas vezes de sua dedicação e boa vontade. Quando membros do governo falam nos meios de comunicação que a saúde é gratuita no Brasil, no mínimo estão mal informados. O dinheiro que deveria ser bem investido na saúde é nosso e muito suado. Pagamos impostos ao governo e deveríamos ter o retorno em serviços de qualidade (todos garantidos na constituição).

A Constituição Brasileira garante saúde e medicamentos (nas farmácias públicas municipais e estaduais) a todos os brasileiros, pobres ou ricos. Se tudo funcionasse como deveria, só teríamos planos de saúde para procedimentos estéticos. A reforma tem que começar por cada cidadão. Façam sua parte.

Guterres

Um comentário: